10 de maio de 2017

Caminhada cultural apresenta centro histórico leste de Florianópolis com narração em inglês


O Movimento Traços Urbanos dará continuidade ao evento Nossa Rua com a realização de uma Caminhada Cultural para estrangeiros e para quem deseja praticar o idioma inglês. Será no próximo sábado, dia 13, com início às 11h em frente à Catedral Metropolitana. “Conhecer para amar, amar para preservar” é o tema do tour, com percurso ao leste da Praça XV de Novembro, região batizada de Distrito Criativo pelo movimento. Serão doze pontos de visitação, com imersão sobre a história e a cultura da região, em um roteiro especial totalmente narrado em inglês. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas no site www.movimentotracosurbanos.com/agenda.php.

“Nossa intenção é revelar fatos e curiosidades da região para turistas e para estrangeiros que moram em Florianópolis, mas também permitir uma experiência diferenciada para quem deseja praticar o idioma”, ressalta o guia de turismo Isaac Ribeiro, do Walk n' Talk, coordenador da iniciativa. A caminhada será encerrada, às 13h, na rua Tiradentes, no bar Canto do Noel, onde é servida a tradicional feijoada, com roda de samba. “Essa será uma oportunidade para confraternização entre os participantes”, sugere.

“A intenção é ressignificar a paisagem e as edificações do Centro Histórico pelas quais passamos desatentos cotidianamente valorizando os patrimônios históricos, culturais e ambientais”, argumenta Felipe Lima, coordenador do Grupo Turismo do Movimento Traços Urbanos. A primeira edição da caminhada aconteceu no último sábado, dia 6, com narração em português e encerramento na Praça dos Três Poderes, com piquenique coletivo. A realização foi da Kokua Digital, Ecoexperiências, Guia Manezinho, Walk n' Talk, Giaretta e Tamanini Arquitetos e URBE Ateliê de Arquitetura. O apoio é do Centro Sapiens, do MESC e da AsBEA/SC.

Sobre o Movimento Traços Urbanos
Planejar e executar ações que contribuam para a requalificação dos espaços públicos e de uso coletivo de Florianópolis. Essa é a meta do movimento Traços Urbanos, formado por um grupo transdisciplinar com pessoas de diferentes competências e áreas de atuação. Em comum, elas compartilham o interesse de transformar a cultura urbana a partir da revitalização de diversas regiões da cidade, de forma voluntária. Iniciado em agosto de 2016, idealizado pelos arquitetos e urbanistas Giovani Bonetti e Silvia Lenzi, a partir de uma conversa informal entre amigos, o movimento foi sendo ampliado e hoje reúne 160 pessoas, entre arquitetos, engenheiros, designers, jornalistas, artistas plásticos, guias de turismo, fotógrafos e educadores, atuantes nos setores privados e públicos. Os membros mantêm contato permanente pelas redes sociais e aplicativos de conversas e reúnem-se periodicamente na sede do Museu da Escola Catarinense (MESC), no coração da área que chamam de Distrito Criativo, ao leste da Praça XV de Novembro. Essa é a região-alvo das primeiras ações desenvolvidas pelo Movimento Traços Urbanos.


Acompanhe

www.movimentotracosurbanos.com
www.facebook.com/movimentotracosurbanos
www.instagram.com/movimentotracosurbanos

VAMOS JUNTOS?

Seja voluntário do movimento

Se você quer participar do Movimento Traços Urbanos, venha e faça parte. Juntos somos mais fortes e podemos colaborar para melhorar os espaços públicos da nossa cidade.

VEM COM A GENTE